Previna a calvície através da alimentação

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é uma das chaves para nos manter bem para as exigências do dia a dia. Existem vitaminas e minerais que nos ajudam, especialmente, a manter um cabelo saudável como também a prevenir a calvície.

Saiba quais as vitaminas que deve ingerir, qual a sua função no nosso organismo, quais os alimentos que as possuem e o que ajudam a combater.



A vitamina A, ajuda a promover a cicatrização dos tecidos e atua combatendo contra infeções. Esta vitamina pode ser encontrada no leite integral, na manteiga, nata, fígado, gema de ovo, vegetais, frutas verdes, vermelhas, amarelas e alaranjadas. O consumo de alimentos com a seguinte vitamina ajuda na prevenção da queda de cabelo e dá brilho ao mesmo.

VITAMINA A


A vitamina B2 ou Riboflavina é útil para prevenir e curar problemas de dermatite ou eczema. Esta vitamina está presente em laticínios como o leite, iogurte e queijo, como também, em gérmen de trigo, cereais integrais e fermento em pó. A falta desta vitamina pode provocar coceira, descamação no couro cabeludo e  posteriormente a perda de cabelo.

VITAMINA B2


A vitamina B5 ou ácido pantoténico desempenha um papel muito importante no crescimento do cabelo. A carne, ovos, cereais integrais, leguminosas, nozes, fermento em pó de cerveja e gérmen de trigo são ricos em vitamina B5.

VITAMINA B5

 

A vitamina H ou Biotina, interage com as vitaminas B2, B3 e B6. Se pretende prevenir a queda de cabelo deve ingerir frequentemente alimentos com vitamina H. Portanto, deve adicionar na alimentação carnes de orgãos, ovos, fermento em pó, leguminosas, nozes e sementes.

VITAMINA H

 

A coenzima-Q ou Ubiquinona é uma substância proteica com a função de «anti-envelhecimento» que pode ser produzida pelo nosso corpo. Alguns estudos têm vindo a revelar que um baixo nível desta substância pode contribuir diretamente para o envelhecimento. Como sabemos, o envelhecimento é um dos fatores que pode provocar a calvície. 

Saiba quais os minerais que previnem a queda do seu cabelo.


O zinco se for consumido juntamente com vitamina B6 pode ser eficaz contra o aparecimento e eliminação de caspa, torna o cabelo mais forte e previne a queda de cabelo. Este mineral está presente na carne, frutos do mar, ovos, gérmen de trigo e nos legumes.

ZINCO

 

O ferro faz com que as raízes do cabelo mantenham-se fortes.
A carne, fígado, cereais, leguminosas como a soja e lentilha, os vegetais verde escuros como a couve, os espinafres e bróculos são alimentos que deve comer frequentemente para manter um cabelo forte e saudável.

FERRO

 

O enxofre é necessário para a formação de colagénio e é indispensável para a produção de queratina. Este faz com que a gordura (oleosidade) reduza no couro cabeludo e cabelo.
Levedura de cerveja em pó, soja, nozes, sementes, farelo, grãos integrais, ovos e carne têm na sua constituição o enxofre.

ENXOFRE

 

A proteína é responsável pela formação, manutenção e reparação de todos os tecidos do nosso corpo. A pele, as unhas e o cabelo são compostos por proteínas. A melhor qualidade de proteína é encontrada em produtos lácteos (leite, queijo, iogurte), na carne e nas claras dos ovos.

PROTEÍNA

 

É extremamente importante para prevenir a calvície prematura o consumo de alimentos ricos em magnésio.
Este mineral também ajuda no tratamento de cabelos fragilizados e/ou estragados. O magnésio está presente em alimentos como as nozes e sementes, vegetais verdes e leguminosas.

MAGNÉSIO

 

O Iodine participa ativamente na reconstrução e crescimento de cabelo e unhas.
O peixe e os frutos do mar são alimentos ricos em iodine.

IODINE