Perda de Cabelo - 6 mitos normalmente associados à perda de cabelo

6 mitos normalmente associados à perda de cabelo

A luta contra a perda de cabelo pode tornar-se muito dura e frustrante, sobretudo se não estivermos bem informados. Tentar perceber as causas, consequências e potencias tratamentos através de uma simples pesquisa pela internet, leva a que encontre imensa informação contraditória. De forma a podermos ajudá-lo, selecionamos 6 mitos que normalmente estão associados à perda de cabelo.

perda de cabelo - mitos

  1. Lavar o cabelo muitas vezes aumenta a perda de cabelo?
    Este é um dos mitos mais comuns, em média perdemos cerca de 100 cabelos por dia e nos dias que lavamos o cabelo podemos perder até 250 cabelos. Contudo, isto não significa que os cabelos estão a cair mais, simplesmente a lavagem remove o cabelo que está prestes a cair. Deve continuar a lavar o seu cabelo de acordo com o seu ritmo, use um shampoo suave, de preferência orgânico e adequado à lavagem frequente.
  2. Mexer frequentemente no cabelo aumenta a queda de cabelo?
    Passar os dedos pelo cabelo ou brincar frequentemente com ele não irá, por si só, aumentar a sua perda de cabelo. No entanto, quando estes atos são reflexos de stress e se tornam compulsivos poderão influenciar a perda de cabelo. A Tricotilomania é uma patologia obsessivo-compulsiva que consiste em puxar e/ou arrancar o cabelo recorrentemente e sem controlo, podendo levar à calvície.
  3. Usar chapéu provoca um aumento na perda de cabelo?
    É um facto que os folículos pilosos precisam de oxigénio para crescerem e se desenvolverem de forma saudável, contudo a obtenção desse oxigénio é proveniente do sangue e não do ar. Por esse motivo, o uso de chapéu não está diretamente ligado à perda de cabelo.

  4. Perda de cabelo, uma questão apenas masculina?
    Apesar de ser muito mais frequente nos homens, a perda de cabelo também afeta um grande número de mulheres. A perda de cabelo nas mulheres desenvolve-se de uma forma distinta da dos homens.

  5. Pai e o seu Avô calvos, significa que também ficarei calvo?
    Não necessariamente. A perda de cabelo não é causada por um único gene, mas por uma mistura de muitos genes de vários membros de sua família, próxima e distante. Mesmo que tenha tendência para ficar calvo, porque tem na sua família característica genética de perda de cabelo, é quase impossível prever com a certeza absoluta que irá ficar calvo no futuro.

  6. Se sofre de perda de cabelo, não há nada que possa fazer para além do transplante capilar?
    Efetivamente existem estratégias importantes que podem atrasar a perda de cabelo. No mercado poderá encontrar soluções como Minoxidil e Finasteride, ou realizar tratamentos periódicos como o PRP (Plasma Rico em Plaquetas) e a Mesoterapia, que demonstraram eficácia no atraso da perda de cabelo. De forma a saber qual a melhor solução para o seu caso, recomendamos que seja avaliado por um especialista.


 

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA, ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE A SUA PERDA DE CABELO E SAIBA O QUE PODEMOS FAZER PARA O AJUDAR.