Calvície feminina - Quais as soluções

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, o artigo de hoje será sobre calvície feminina e as suas possíveis soluções.

Vários são os cuidados com o cabelo que fazem parte da rotina grande maioria das mulheres, contudo quando se verifica um aumento na queda de cabelos, a situação pode ser desesperadora. Quando falamos em calvície associamos sempre aos homens, que realmente são os mais afetados por esta patologia, contudo cerca de 16% das mulheres entre os 50 e os 60 anos sofrem desta queda de cabelo irreversível.

calvicie feminina solucoes

Sofro de queda de cabelo excessiva ou natural?

Para que possa entender se realmente sofre de um excesso de queda cabelo, é importante perceber que o nosso cabelo tem um ciclo de vida em que os cabelos nascem, crescem, vivem e morrem. Segundo os especialistas da área é normal perder cerca de 100 cabelos por dia. Quando o número é ultrapassado é importante diagnosticar as causas que levaram ao aumento da queda, de forma a conseguir normaliza-la ou pelo menos retarda-la ao máximo.

Saiba mais sobre quais as causas que podem levar a um aumento da queda de cabelo.

Quais são as soluções para a perda de cabelo da mulher?

Antes de apresentarmos as possíveis soluções para reverter esta situação, gostaríamos de deixar claro que a origem da calvície feminina é mais variável do que a verificada no homem, o que obriga a uma análise profunda sobre qual o melhor tratamento possível para cada caso, uma vez que as causas divergem muito. Assim sendo recomendamos que realize uma consulta de avaliação capilar de forma antes de decidir por qual solução optar.

Tratamento Capilar PRP (Plasma Rico em Plaquetas)

A primeira solução que lhe queremos apresentar é o tratamento capilar PRP, este tratamento não apresenta contraindicações, e tem até a data demonstrado bons resultados no retardamento da evolução da calvície. Este tratamento capilar caracteriza-se pelo uso de plasma sanguíneo do próprio paciente para promover a recuperação do folículo e o crescimento capilar. De uma forma simples, podemos dizer que as plaquetas funcionam como um reservatório de fatores de crescimento essenciais na reparação de todos os tecidos do corpo humano, incluindo os folículos capilares.

Os fatores de crescimento contidos nas plaquetas estimulam a recuperação dos tecidos onde são injetados, aumentando a produção de colagénio, a proliferação celular e a irrigação sanguínea.

Saiba mais sobre o tratamento capilar de PRP.

Tratamento Capilar de Mesoterapia

Outro tratamento que habitualmente tem bons resultados nestas situações é o tratamento Capilar de Mesoterapia. Este tratamento capilar consiste na injeção de nutrientes (vitaminas, amino-acidos, ácidos nucleicos) ou fármacos diretamente no couro cabeludo, na zona responsável pela nutrição dos folículos capilares, ou seja, este tratamento permite que haja uma grande concentração das substâncias injetadas junto do folículo. O procedimento é subcutâneo e por isso há uma absorção muito limitada a nível de corrente sanguínea não originando qualquer efeito secundário.

Saiba mais sobre o tratamento capilar de Mesoterapia.

Micropigmentação Capilar

Uma solução diferente é a micropigmentação do couro cabeludo. Esta é uma técnica aplicada para dar a ilusão de maior densidade capilar escurecendo o tom do couro cabeludo. Apesar de ser uma introdução de pigmento o efeito é bastante realista, porque os micro pontos são realmente parecidos com o folículo piloso a nascer. É uma solução que poderá ser aplicada para disfarçar zonas afetadas pela calvície comum ou para casos de alopecia difusa (saber mais sobre os tipos de alopecia). O resultado é imediato e muito natural, contudo não diminui ou cessa a queda de cabelo.

Saiba mais sobre a Micropigmentação Capilar

Transplante Capilar

O Transplante Capilar é a única solução para recuperar cabelo perdido em mulheres que apenas sofram de calvície comum / alopecia androgenética, possuam uma pelada capilar estável ou sofram de alopecia traumática (saber mais sobre os tipos de alopecia).

Apesar de ser uma solução definitiva a palavra transplante transmite a ideia de um processo cirúrgico doloroso e se juntarmos a ideia de ter de cortar o cabelo para realizar o mesmo ou de ficar com cicatrizes no couro cabeludo afasta muitas mulheres desta solução.

Hoje em dia, com a mais recente técnica de Transplante Capilar, a DIRECT, (saiba mais sobre as diferentes técnicas) submeter-se a um transplante capilar é semelhante à realização de uma pequena cirurgia no dentista! A dose de anestesia aplicada é a mesma e é suficiente para não sentir qualquer tipo de dor. Para além de não serem realizadas incisões no couro cabeludo e não deixar qualquer tipo de cicatriz! Pode ainda realizar o seu transplante sem cortar um único cabelo! (saiba mais sobre esta técnica).


Convidamos-lhe a realizar uma consulta de avaliação capilar gratuita e sem compromisso na DHI Portugal.