Calvície Precoce - dicas de procedimentos e possíveis soluções

Cada vez mais homens e mulheres sofrem de calvície em idade precoce. Esta manifesta-se no inicio da idade adulta e por vezes até na adolescência. Quando o início da calvície se manifesta em pessoas tão jovens, as consequências psicológicas podem ser desastrosas.

O que devo fazer quando começo a perder o cabelo muito cedo? Quais são as soluções para a minha perda de cabelo? Quando devo ponderar fazer um Transplante Capilar?

Quais são as causas da Calvície precoce?

A Calvície precoce pode ter múltiplas causas: stress, choque pós-traumático, falta de vitaminas e nutrientes, problemas da tireóide, doenças auto-imunes ou desiquilibrios hormonais. É por isso muito importante ser avaliado por um médico especialista em tricologia antes de iniciar qualquer tratamento.

Contudo, a calvície é na maioria dos casos causada pela alopecia androgenética, uma caracteristica hereditaria que se não for tratada leva á perda progressiva de cabelo.

Cerca de 25% dos homens entre 25 e 35 anos de idade e aproximadamente 20% aos 20 anos, são afetados por esta forma de calvície. Nas mulheres, por ser mais fácil encobrir a perda de cabelo não é conhecido o número exato de mulheres atingidas mas sabemos que é um quadro cada vez mais frequente.


Marque uma Consulta de Avaliação Capilar Gratuita e saiba como lhe podemos ajudar a reverter a sua situação.


O que devo evitar?

Os produtos “milagrosos” para tratar a calvície

Quando começa a perder cabelo muito jovem, o sofrimento é ainda mais marcado do que aos 40 ou 50 anos de idade. Você fica desesperado por uma solução rápida sendo facilmente atraído para uma solução com falsas promessas .

A oferta de produtos “milagrosos” no mercado é abundante, e apesar de a maioria desses produtos não representarem um perigo para quem os utiliza, estes não resolverão o seu problema.

Existem actuamente tratamentos médicos eficazes na prevenção e tratamento da alopecia, sendo possível em muitos casos reverter ou atrasar a progressão. É importante ser observado e tratado por um medico especialista pois estes tratamentos dependem de um correcto diagnostico e feitos “ á medida” de cada paciente.

Pôr-se nas mãos erradas -  uma má técnica de transplante capilar

Um grande numero de clínicas continuam a recorrer a profissionais não habilitados tecnicamente para executar um transplante capilar (ex: enfermeiros) ou sem experiencia nas técnicas mais evoluídas.

Um transplante capilar é um acto médico complexo cujo sucesso depende de múltiplos fatores, exigindo anos de formação e treino.

Se está a equacionar fazer um transplante capilar, certifique-se da formação e experiencia do médico que o vai executar (e certifique-se que é realmente um médico!)

Questione também qual será a técnica utilizada.

Algumas clinicas utilizam ainda técnicas invasivas e agressivas, como a FUT que deixa cicatrizes na zona dadora comprometendo futuros transplantes capilares e com baixa taxa de sobrevivência folicular.

Com o aparecimento da técnica DIRECT, o transplante capilar evoluiu, posicionando-se como a mais recente e minimamente invasiva técnica de transplante capilar existente no mercado não deixando cicatrizes no paciente. O recurso a este método permite obter resultados 100% naturais e com uma taxa de sobrevivência folicular de 97%.



Quais as soluções recomendadas pelos especialistas?

Com preparação e planeamento, é possível evitar que fique totalmente calvo. O passo primordial e de maior importância é ser observado por um especialista em perda de cabelo que avaliará a sua condição e lhe dará um tratamento específico para as suas necessidades.

Prevenir a perda de cabelo e preservar a área dadora de um paciente jovem que sofre de calvície prematura devem ser os pontos primordiais.

Transplante Capilar

A técnica DIRECT é o ultimo avanço em transplante capilar. A implantação dos folículos é feita com um instrumento patenteado e exclusivo da DHI, sendo a única técnica que permite fazer a implantação do folículo diretamente, sem necessidade de orifícios prévios - para ter uma ideia, isto significa que com qualquer outra técnica, se necessitar de transplantar 2000 folículos, vão-lhe fazer 2000 orifícios no couro cabeludo previamente á colocação do folículo…

O implantador DHI permite que o médico especialista controle o angulo, direção e profundidade do cabelo implantado o que a distingue de qualquer outra técnica de transplante capilar.

Para saber mais sobre a técnica Direct, clique aqui.

Minoxidil

O minoxidil surgiu para tratar pacientes que sofressem de hipertensão. No entanto, foi-se constatando que muitos dos pacientes acusavam como efeito secundário o fortalecimento e crescimento de folículos pilosos no corpo, como cabelo, barba, peito e restante corpo. Os estudos realizados vieram comprovar a eficácia do minoxidil aplicado em solução tópica na prevenção da queda capilar sem qualquer efeito secundário.

O minoxidil, para além do efeito vasodilatador, estimula a abertura dos canais de potassio e impede a entrada do cálcio no folículo, sendo este ião responsável pelo enfraquecimento do folículo.

Está indicado na alopécia androgenética, de forma particular, nos jovens com queda de cabelo precoce com o objetivo de preservar o seu cabelo original o maior tempo possível.

Finasteride (Propecia)

O Finasteride é um fármaco usado originalmente para tratar a Hiperplasia benigna da próstata. Constatou-se que o seu uso continuo aumenta a densidade capilar e torna o cabelo mais resistente, sendo atualmente considerado o fármaco mais eficaz na prevenção da Alopécia.  

O Finasteride atua através da inibição hormonal pelo que não deve ser tomado sem supervisão médica.

Tratamento Capilar de PRP

O tratamento capilar de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é usado há muitos anos em ortopedia e medicina dentária e mais recentemente na área capilar. Este tratamento consiste na injeção intradérmica de plasma do próprio paciente no couro cabeludo. O plasma é rico em fatores de crescimento que ao penetrarem no folículo capilar vão estimular a formação de novo e mais resistente cabelo.

Para saber mais sobre a Tratamento Capilar PRP, clique aqui.


Marque a sua consulta de avaliação capilar gratuita com um especialista da DHI e comece já a planear e preparar o tratamento mais indicado para si.