Como fortalecer o cabelo e prevenir a queda?

Como fortalecer o cabelo e prevenir a queda?

A alimentação é uma das formas mais eficazes de fortalecer o seu cabelo, tornando-o mais saudável e conseguindo assim prevenir a queda do mesmo.

Os alimentos que o seu cabelo mais necessita são sobretudo alimentos ricos em proteína como carne, gelatina, peixe, ovo, leite e derivados. Estes alimentos, compostos por aminoácidos, fortalecem e protegem os seus fios de cabelo devido à queratina que ajuda a tratar e prevenir a queda capilar.

Limitar-se a consumir este tipo de alimentos não irá resolver o seu problema, contudo quando conjugados com certas vitaminas e minerais obtemos uma excelente receita que os seus cabelos irão adorar. Falamos de vitaminas e minerais como ferro, ómega 3, zinco ou biotina, que são fundamentais para o crescimento do cabelo.

Assim sendo, é de extrema importância que mantenha uma alimentação equilibrada para que o seu cabelo possa crescer forte e saudável.

Compreendida a importância de uma alimentação equilibrada, iremos agora abordar as sete bases nutricionais com o objetivo de prevenir a queda, manter os fios de cabelo saudáveis e fortalecer o cabelo.

Como fortalecer o cabelo

1.       Vitamina A

É importante ingerir alimentos como tomate, papaia, cenoura, melão, espinafres ou beterraba. Estes alimentos são ricos em vitamina A que é um potente antioxidante que ajuda a cuidar dos folículos capilares.  

Baixos níveis de betacarotenos são habitualmente identificados em pessoas que sofrem de alopecia, o que normalmente está associado a um baixo consumo de vitamina A, o que leva os médicos especialistas a sugerir, em alguns casos, a suplementação com esta vitamina. Contudo, deve ter em atenção que esta suplementação deve sempre ser orientada por um médico pois doses muito elevadas irão danificar os fios de cabelo levando à queda.

Como fortalecer o cabelo - vitamina A

2.       Biotina

Aumentar o consumo de frutos secos também irá ajudar a fortalecer o seu cabelo. Deve consumir alimentos são ricos em biotina como amendoim, amêndoa, avelã, nozes, aveia ou caju. A biotina é uma vitamina do complexo B.

Como fortalecer o cabelo - biotina

3.       Vitamina C

Deve também incluir na sua alimentação frutas cítricas. Estes alimentos ricos em vitamina C como laranja, abacaxi, kiwi, tangerina, morango e limão, são necessários para a produção de colágeno, proteína fundamental na estrutura dos fios de cabelo.

Esta vitamina, tem também as vantagens de ajudar o corpo a absorver da alimentação o ferro e de ser outro potente antioxidante.

Como fortalecer o cabelo - vitamina C

4.       Ómega 3

Para fortalecer o seu cabelo deve consumir alimentos ricos em ómega 3 como salmão, atum, sardinha, arenque, linhaça e sementes de chia, assim como óleo de canola ou de linhaça e nozes.

Estes alimentos são anti-inflamatórios e estudos científicos indicam que os alimentos ricos em ómega 3 são benéficos no combate à alopecia, doença caraterizada por uma perda repentina do cabelo.

Como fortalecer o cabelo - omega 3

5.       Ferro

O ferro, mineral fundamental na oxidação dos tecidos do couro cabeludo, pode ser encontrado em alimentos como ovo, feijão, beterraba ou fígado. A falta de ferro leva à queda de cabelo.

Como fortalecer o cabelo - ferro

6.       Zinco e silício

Também o zinco, mineral importante para o crescimento e reparação do cabelo e o silício, mineral associado ao colágeno fundamental para a estrutura, elasticidade, firmeza e saúdo do cabelo. Estes minerais podem ser ingeridos através de alimentos como amêndoa ou amendoim. O défice de zinco pode fazer o seu cabelo perder brilho, tornar-se mais quebradiço e mais fino.

Como fortalecer o cabelo - zinco e silicio

7.       Proteínas

Conhecidas por fornecerem grandes quantidades de aminoácidos e proteínas, as carnes são essenciais para o cabelo, além disso, tal como o mineral silício fornecem colágeno.

Como fortalecer o cabelo - proteína

 

Manter uma dieta equilibrada durante pelo menos 3 meses, deverá trazer-lhe resultados visíveis, permitindo assim que o seu cabelo se fortaleça e seja mais saudável.

Se a alimentação equilibrada, tendo em conta as sete bases nutricionais que falamos neste artigo, não estiverem a ter resultados e a fragilidade do fio de cabelo se mantiver, é importante que consulte um médico especialista (tricologista) para avaliar o seu caso, porque pode ser sinal de algum problema de saúde como o hipotireoidismo ou anemia, por exemplo.


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