Conheça 5 guerreiros de barba rija!

Conheça 5 guerreiros de barba rija! 

Pode-se dizer que a história da barba começa à cerca de 30 000 anos atrás, durante o período do paleolítico, quando os nossos ancestrais descobriram que era possível remover os pelos faciais com lascas de pedra afiada.

Desde o paleolítico até aos dias de hoje, inúmeros significados distintos foram atribuídos à barba. No Egipto Antigo, os pelos no rosto eram considerados sinónimos de posso entre os homens desta sociedade. Na Grécia Antiga, graças aos famosos filósofos o uso de barba tornou-se uma tendência para a maioria dos homens, curiosamente durante a dominação macedónica esta tendência grega foi severamente proibida pelo rei Alexandre, o Grande, pois acreditava que a barba se tornaria numa desvantagem durante um confronto direto... Mas não é sobre a história da barba que vamos falar hoje… hoje vamos falar de homens com barba que reservaram o seu lugar na história, mais especificamente bravos guerreiros de barba rija de períodos temporais e localizações distintas.

Estes são os nossos cinco guerreiros de barba rija:

1.       Ragnar Lothbrok

guerreiros de barba rija

Ragnar Lothbrok é um dos mais famosos e incríveis heróis da história nórdica, foi rei da Dinamarca e da Suécia. Vários feitos são atribuídos a esta personagem, acredita-se que Ragnar tenha saqueado a França inúmeras vezes, usando os rios para navegar com sua frota até o coração do império Franco. Também lhe são atribuídos vários saques em Inglaterra, local onde, segundo a lenda acabaria por ser executado, depois de capturado pelo Rei Aelle da Nortúmbia.

Estes feitos serviram de inspiração para a série canadense e irlandesa Vikings, do canal History. Ragnar Lothbrok é representado na série pelo ator Travis Fimmel, ostentando uma das barbas mais impressionantes da televisão (e da história). Ao longo da série Ragnar vai alterando o penteado da sua barba (segundo a lenda algo usual nesta cultura), no início da série o jovem Ragnar usava o modelo de full beard, com uma barba densa e uniforme, durante a maior parte do seu reinado usou a cabeça rapada e uma barba em estilo ducktail, com a barba bem aparada na face mas com os pelos da pera mais longos e grisalhos, para representar os anos de vitória e experiência.


2.    Edward Teach – o Barba Negra

guerreiros de barba rija

Edward Teach mais conhecido por Barba Negra (Black Beard), foi um famoso pirata inglês do séc. XVIII, mas foi nas Caraíbas que espalhou o seu terror. Foi um dos nomes mais temidos pelos navegantes no seu tempo, pois para conseguir tesouros ele era capaz de qualquer barbaridade para que os seus prisioneiros confessassem onde havia ouro escondido. No seu auge, comandou quatro navios e tinha um exército pirata de cerca de 300 tripulantes. 

Conhecido como "Barba Negra", em alusão à sua barba densa, escura e sua aparência rústica. Sem dúvida um dos piratas mais perspicazes da história, pois sabia muito bem utilizar todo o misticismo que havia em volta de seu nome, fazendo até que este fosse aumentando. Quando enfrentava as suas batalhas segurava duas espadas, tendo ainda várias facas e pistolas no cinto. Para além disto uma das coisas mais incomuns que ele fazia era atear fogo nas pontas da barba!


3.    Miyamoto Musashi

guerreiros de barba rija

Quem gosta de samurais, certamente conhece Musashi. Este lendário samurai ficou conhecido como uma lenda, pois tornou-se samurai sem mestre. A sua maior proeza foi criar um estilo de luta com duas espadas, chamado Niten Ichi Ryu. Viveu durante o período histórico de transição no Japão, quando o país abandonava os métodos tradicionais dos samurais e os substituía por armas de fogo. Durante esta fase, vários samurais percorriam o país à procura de adversários famosos ou de melhorar as suas técnicas, Musashi era um desses aventureiros. Segundo O Livro dos Cindo Aneis, Musashi nunca foi derrotado em combate, mesmo tendo enfrentado mais de sessenta oponentes.

É também um dos maiores símbolos do auge do bushido (caminho do guerreiro).

Os registos históricos descrevem a sua barba como fina mas completa.


4.    Leónidas de Esparta

guerreiros de barba rija

Leónidas I foi rei e general de Esparta entre 491 a.C até à data da sua morte, 480 a.C.

Imortalizado no filme 300, Leónidas I comandou o exército grego defendendo o desfiladeiro de Termópilas durante a invasão persa de 480 a.C. Leónidas e uma tropa de apenas 7000 homens, sendo que apenas 300 eram espartanos, conseguiram repelir os ataques iniciais de um exército de mais de 60 mil homens.

Apesar do número bem menor, os gregos conteram o avanço persa durante sete dias no total. Durante dois dias repletos de batalha uma pequena força liderada por Leónidas bloqueou a única maneira que o imenso exército persa poderia usar para entrar na Grécia. Segundo os relatos históricos, após o segundo dia de batalha, um residente local chamado Efialtes traiu os gregos, mostrando ao rei Persa um pequeno caminho que estes podiam utilizar para entrarem na parte traseira das linhas gregas. Ao saber da notícia, alguns gregos ficaram aterrorizados com a sua situação e para evitar uma matança, Leônidas decidiu então deixar partir quem quisesse, ficando ele e seus espartanos firmes em seus postos.

A barba de Leónidas era de um estilo rústico e denso


5.    Sun Tzu

suntzu.jpg

Mais de que um guerreiro, Sun Tzu ficou imortalizado como um dos maiores e mais famosos estrategistas militares de todos os tempos. Autor do famosíssimo e intemporal livro “Arte da Guerra”. Estima-se que viveu de 544 a.C a 496 a.C, durante o período das Primaveras e Outonos da China, como general do rei Hu Lu.

Segundo os relatos na crónica “Os Anais de Primavera e Outono” e nos registos históricos de de Shiji, Sun Tzu foi responsável por inúmeras vitórias do estado de Wu. Estas vitórias inspiraram-no a escrever o “Arte da Guerra”.

Fugindo ao clássico Fu Manchu chinês, Sun Tzu é retratado com um bigode bem mais simples e aparado, acompanhado de alguns pelos mais compridos na pera.


Gostaria de ter uma barba densa, delineada e sem falhas?

Marque já a sua consulta de avaliação gratuita e saiba tudo sobre o transplante de barba.