Dermatite seborreica: o que é?

Dermatite seborreica: o que é?

A dermatite seborreica é uma doença de pele crónica, não contagiosa. É um quadro bastante frequente e apresenta semelhanças com eczema, reacções alérgicas e mesmo com psoríase. Caracteriza-se por episódios de recorrência. Manifesta-se mais frequentemente no couro cabeludo, contudo pode aparecer também na face (nas áreas perto das sobrancelhas e do nariz), nas orelhas, no tórax e outras áreas húmidas e gordurosas da pele como regiões com pregas.

Os sintomas da dermatite seborreica são:

  • Oleosidade excessiva no couro cabeludo e na pele

  • Escamas de pele (caspa)

  • Lesões na pele

  • Prurido na zona afectada

  • Eritema (vermelhão) 

  • Possível aumento da queda capilar

dermatite seborreica

Dermatite seborreica no couro cabeludo

A dermatite seborreica manifesta-se no couro cabeludo sob a forma de caspa oleosa. A caspa oleosa, ao contrário da caspa seca, fica agarrada ao couro cabeludo e ao cabelo. Este tipo de caspa tende a formar placas amareladas no couro cabeludo e acompanha-se habitualmente de prurido intenso.

É importante tratar o quadro desde as primeiras fases pois pode provocar marcada queda de cabelo na área atingida.


Como tratar a dermatite seborreia no couro cabeludo?

É importante ter em mente que esta é uma doença crónica ou seja, apresenta recorrência quando se interrompe o tratamento, por isso deverá ter cuidados contínuos mesmo quando não está em crise.

Na maioria dos casos a dermatite seborreia pode ser controlada com um champô adequado. Nos casos em que o quadro se mantem deverá ser observado por um dermatologista para confirmar o diagnóstico e prescrever um tratamento eficaz.