Pigmentação Capilar, o que é e a quem se aplica.

Pigmentação Capilar, o que é e a quem se aplica

 

A Pigmentação Capilar, Micropigmentação do Couro Cabeludo ou Dermopigmentação Capilar são várias expressões utilizadas para identificar um processo semelhante á tatuagem tradicional mas com aplicação no couro cabeludo. Este processo consiste no desenho de micro pontos no couro cabeludo capazes de imitar foliculos pilosos a nascer escurecendo a pele. 

 PIGMENTAÇÃO_CAPILAR

O que realmente distingue a pigmentação capilar da tatuagem é primeiramente o facto de não ser permanente ( tempo médio de 3 a 5 anos, após este período o pigmento vai perdendo intensidade e terá de ser realizada um retoque), como a composição do pigmento e a técnica de aplicação.
Na Pigmentação Capilar os pigmentos não são tóxicos nem são constituidos por componentes metálicos ao contrários de outros usados por alguns tatuadores. 
O procedimento é minimamente invasivo, não agride os foliculos existentes nem é prejudicial para a saúde do indivíduo.

 pigmentação_capilar

O Tratamento de Pigmentação Capilar é indicado para quem tenha uma fraca densidade capilar e pretenda dar a ilusão de maior densidade, diminuindo a claridade do couro cabeludo; é também indicado para quem tenha um grau de calvície elevado e com zona dadora limitada de forma a impossibilitar a realização de transplante capilar; é indicado para quem pretenda disfarçar cicatrizes no couro cabeludo (como cicatrizes de cirúrgias de transplante capilar por técnicas STRIP / FUT e FUE) e é ideal como complemento ao transplante capilar de forma a otimizar o resultado final.

A Pigmentação Capilar apenas não está indicada a pacientes com problemas de coagulação sanguínea, problemas de carácter cancerígeno ou em casos de alopecia areata. Quanto á aplicação da pigmentação capilar em zonas afetadas por alopecia areata não é propriamente uma contra-indicação. Apenas sugerimos a não aplicação porque as «peladas» tendem a mover-se e o ideal é  que elas estabilizem durante pelo menos 5 anos.

Como cuidados prévios aconselhamos a não tomar café no dia da sessão de pigmentação capilar e que lave bem a cabeça antes de iniciar o procedimento para que o couro cabeludo esteja limpo (sem escamação ou oleosidade).

Após os tratamento os cuidados são extremamente simples, tais como:

- Não deverá praticar exercício físico ou praticar ginásio durante 7 dias;
- Não mergulhar no mar ou piscina durante os 10 dias seguintes;
- Não usar minoxidil ou outros produtos químicos (gel, laca, espuma, cera) durante 20 dias;
- Não usar capacete durante 10 dias;

Em casos de pigmentação capilar em cabelo rapado (mpg em full shave) , no Verão, deverá protejer-se do sol com chapéu ou usar frequentemente protetor solar para que o pigmento não perca a intensidade.