Queda de cabelo - causas que podem agravar a queda de cabelo [1/8]

Queda de cabelo - causas que podem agravar a queda de cabelo [1/8]

Iniciamos hoje uma sequência de artigos onde iremos apresentar 24 causas que poderão estar na origem de um aumento da queda de cabelo. Em cada semana serão publicados 3 destas 21 causas, e caso seja do seu interesse, sugerimos a sua atenção para as próximas 8 semanas.

Antes de abordarmos três dessas causas, é importante reforçar que a queda de cabelo é um processo natural que ocorre diariamente em todas as pessoas. Segundo os especialistas da área é normal perder até 100 cabelos por dia, contudo existem várias causas que podem aumentar o volume da queda de cabelo. Diagnosticar as causas de perda de cabelo, segundo os especialistas no tema, é de extrema importância para que seja possível retardar ao máximo a mesma.

queda de cabelo causas
 

1. Trauma Físico

queda cabelo causas

Os traumas físicos – uma cirurgia, um acidente de carro, uma doença grave, mesmo a gripe - pode causar a perda temporária de cabelo. 
O cabelo possui um ciclo de vida programado: fase de crescimento, fase de repouso e fase de queda. Passar por uma fase muito desgastante para o seu corpo, pode alterar o ciclo natural do cabelo, aumentando o número de cabelos que se encontram na fase de queda. A perda de cabelo, nestes casos, normalmente é notada entre três e seis meses depois do trauma. A boa notícia é que o cabelo começará a crescer de volta à medida que o corpo recupera.


2. Gravidez

Queda de cabelo causas

Durante a gravidez o corpo fica exposto a um enorme esforço físico que pode causar um aumento da queda de cabelo. A perda de cabelo causada pela gravidez manifesta-se mais frequentemente após o nascimento do bebé do que durante a mesma. Felizmente tal como quando a queda de cabelo é aumentada por um trauma físico, o ciclo do seu cabelo irá normalizar-se enquanto o seu corpo recupera.


3. Excesso de vitamina A

Queda de cabelo causas

Quando ingerimos demasiados alimentos, suplementos ou medicamentos contendo vitamina A podemos aumentar a queda de cabelo. Apesar de ser benéfica para os cabelos quando ingerida em quantidades adequadas, tanto a sua deficiência quanto o seu excesso interferem no ciclo natural do cabelo. Esta é uma causa reversível de perda de cabelo e uma vez que o excesso de vitamina A é interrompido, o cabelo deve crescer normalmente.



 

Marque uma consulta de avaliação capilar na DHI e saiba como pode combater a sua queda de cabelo