Queda de cabelo - causas que podem agravar a queda de cabelo [6/8]

 

Queda de cabelo - causas que podem agravar a queda de cabelo [6/8]

Já estamos quase a terminar a nossa sequência de oito artigos, este é já o antepenúltimo. Já apresentamos 15 de 24 causas que podem agravar a queda de cabelo (veja a parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5).

Queda de cabelo causas

Antes de abordarmos três dessas causas desta semana, e como já é habitual nesta sequência, consideramos importante relembrar que a queda de cabelo é um processo natural que ocorre diariamente em todas as pessoas. Segundo os especialistas da área é normal perder até 100 cabelos por dia, contudo existem várias causas que podem aumentar o volume da queda de cabelo. Diagnosticar as causas de perda de cabelo, segundo os especialistas no tema, é de extrema importância para que seja possível retardar ao máximo a mesma.

As 3 causas desta semana são:


16.       Antidepressivos

Queda de cabelo causas

Alguns medicamentos podem provocar um aumento na queda de cabelo, um exemplo são os antidepressivos. Utilizados no tratamento da depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade, entre outras doenças. Estes medicamentos interferem no processamento dos neurotransmissores, substâncias que participam da comunicação dos impulsos nervosos.

Quando o aumento da queda de cabelo é causada por antidepressivos, esta costuma ser apenas temporária. Em alguns casos ele acontece somente durante a adaptação do organismo ao novo medicamento, e resolve-se sozinho depois de alguns meses. Existem casos, mais persistentes podem ser resolvidos com a substituição do medicamento. O ideal é conversar com o seu médico sobre as opções disponíveis para o seu tratamento.


17.       Usar penteados apertados

Queda de cabelo causas

Utilizar penteados apertados como tranças muito rentes ao couro cabeludo, ou acessórios para prender o cabelo com modelos muito apertados, o que pode fazer com que os mesmos sejam arrancados dos folículos. A longo prazo é possível que surja alopecia por tração.


18.       Tricotilomania

Queda de cabelo causas

A tricotilomania é um transtorno psicológico caraterizado pelo arranque compulsivo de fios de cabelo para controlo da ansiedade. Antes de recuperar as áreas calvas geradas pelo arranque dos fios, deve tratar primeiro o transtorno psicológico.



Marque uma consulta de avaliação capilar na DHI e saiba como pode combater a sua queda de cabelo