Será calvície temporária ou calvície definitiva?

Calvície Temporária VS Calvície Definitiva

Saiba se a sua calvície tem um caráter temporário ou definitivo!


Calvície Temporária

São várias as causas da calvície temporária, quer seja em homens ou em mulheres. Nos homens o principal motivo, para além da queda sazonal normal, é o hipotiroidismo. O hipotiroidismo pode levar a uma queda de cabelo excessiva mas temporária, pois assim que esta condição é tratada os folículos voltam a crescem naturalmente. É importante que os pacientes sejam regularmente acompanhados por um médico especialista. Outras possíveis causas de uma calvície temporária são: anestesia geral, febre alta, trauma físico ou quimioterapia.
Nas mulheres, a calvície temporária pode advir de uma menstruação com fluxo excessivo e baixos níveis de ferro ou após o período de gravidez. Estas causas podem ser revertidas com suplementos de ferro e tratamento médico.
Os níveis elevados de stress também podem resultar numa calvície temporária tanto nos homens como nas mulheres. Nestas situações é importante analisar os fatores emocionais e realizar frequentemente análises hormonais.
Na calvície de caráter temporário também podemos incluir a alopecia provocada por bactéria ou micose, que deve ser acompanhada por um dermatologista, e a alopecia Areata, que pode ser tratada, evitando que se torne definitiva. O tratamento de PRP (Plasma Rico em Plaquetas) aplicado em casos de alopecia Areata pode ser uma solução para este tipo de patologia.
Em média, uma calvície temporária tem uma duração de, aproximadamente, 4 meses. Nos casos de queda por quimioterapia, alopecia Areata ou alopecia por bactéria ou micose esta pode demorar um pouco mais. 

 calvicie temporaria_calvicie definitiva
 

Calvície Definitiva

A calvície definitiva mais comum é a Androgenética. A alopecia Androgenética afeta cerca de 70% dos homens em Portugal e cerca de 35% das mulheres com mais de 45 anos. A única solução definitiva para esta patologia é o recurso ao Transplante Capilar.
Outras causas para uma calvície definitiva são: alopecia Difusa, na qual o cabelo se torna mais fino e escasso, e fica com um aspeto muito liso; alopecia Traumática, causada por tração crónica dos folículos capilares; alopecia Cicatricial ou Fibrótica, queda que se manifesta primordialmente nas sobrancelhas e/ou no recuar da linha capilar frontal e a pele fica com um tom mais claro que o habitual; alopecia por Tricotilomania, alopecia que tem como origem um distúrbio de caráter psicológico, e na qual o tratamento só funcionará depois dos conflitos psicológicos estarem resolvidos; alopecia Total/Universal, que poderá estar associada a 3 diferentes causas: problema/ doença de nascença, doença autoimune que tenha surgido de forma espontânea, ou queda irreversível resultante de quimioterapia forte.

 calvicie temporaria_calvicie definitiva_dhi
 

A DHI Portugal disponibiliza tratamentos que são a solução para alguns dos tipos de queda de cabelo, tanto para calvície de caráter temporário como para calvície definitiva.
Caso a sua perda de cabelo perdure mais do que 4 meses ou seja muito acentuada, consulte o seu médico, certifique-se que os seus níveis hormonais estão estáveis e marque uma consulta de avaliação capilar gratuita com a Equipa de Profissionais da DHI (Líder Mundial em Transplante Capilar)

Não deixe que a Calvície seja um problema para si!


Marque a sua Consulta de Avaliação
Capilar Gratuita